segunda-feira, 15 de junho de 2009

Devoção move montanhas

Devoção move montanhas

Cidade de Romaria recebe devotos em louvor a Nossa Senhora da Abadia

Por Kelly Cristina Santos



A cidade de Água Suja, hoje é conhecida como Romaria, regida pela arquidiocese de Uberaba. Alguns garimpeiros, vindos de Estrela do Sul, descobriram ricas jazidas de diamante que foi descoberto em 1.867.
O Córrego “Água Suja”, que se desemboca no rio Bagagem, tornou-se célebre, emprestando seu nome à povoação que logo foi surgindo com os diamantes. Seus primeiros habitantes sempre devotos de Nossa Senhora da Abadia, como seus antepassados, que com grandes dificuldades iam todos os anos à longínqua Ermida de Muquém, em Goiás, que hoje é Tocantins.
A devoção à Santa é importada de Portugal, situado em Braga do Mosteiro do Bouro, por isso, também é conhecida como Santa Maria de Bouro. Com o crescimento da população da cidade de Água Suja, aumentou também a dificuldade de se deslocarem para Muquém. Então, Surge entre os habitantes, a idéia de se construir uma capela em honra a Nossa Senhora da Abadia.
No ano de 1.870 foi construída uma capela provisória e deu-se início também ao transporte de material para o futuro Santuário, providenciando logo a aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Abadia que foi encomendada de Portugal e transportada do Rio à Barra do Piraí em lombos de animais, depois veio de trem e carro de boi, trazida pelo viajante português Custódio da Costa Guimarães.
Em 1.874 a festa já pôde ser celebrada na nova igreja, ainda em fase de construção. A cidadezinha antes conhecida como Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, subordinada ao município de Monte Carmelo, em 1.938 foi nomeada como Romaria, já em 1.962 desmembra-se de Monte Carmelo.
Romaria que tem uma população estimada em 3.566 habitantes pode chegar a mais de 80.000 devotos no dia da festa em louvor. Muitos deles vêm para pagar promessas e agradecer as graças alcançadas devido à intercessão da Mãe de Deus.
A cada ano a festa pode ser organizada por várias cidades da região e estados visinhos, tornando-se responsável pela coroação da Santa. Vários devotos vão ao encontro da Santa de várias formas, vindos de Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Monte Carmelo, chegam a pé a pequena cidade que acolhe com carinho.
Famílias da região de Santa Rosa dos Dourados, município de Coromandel fazem diferente, surpreendendo em pleno século XXI, vão encontrar Nossa Senhora da Abadia de carro de boi. Levam em torno de três dias de travessia em rios, pontes e rodovias.
Padre Eustáquio, era um homem verdadeiramente de Deus, foi habitante por muito tempo em Romaria, até que foi levado para Poá em São Paulo, onde a fama de santidade explodiu com força incontrolável.
Em 1.925 a paróquia foi confiada à Congregação dos Sagrados Corações, com Padre Eustáquio (1.925-1.935). O Papa Bento XVI autorizou a beatificação de Padre Eustáquio devido a um milagre atribuído a ele, onde um câncer de laringe em um homem foi curado nas vésperas da cirurgia, o milagre se deu após orações destinadas ao Bem Aventurado Eustáquio.
Romaria é uma cidade acolhedora que com a benção de Nossa Senhora da Abadia retira qualquer cansaço ou dor, trazendo a tranqüilidade e a calma, um estado de espírito elevado.




Programação anual:



  • Janeiro tem o Encontro de Folias de Reis e a Festa de São Sebastião.

  • Maio tem o Encontro de Congados, Moçambiques, Marujos e Catupés que remetem ao nosso folclore e tradições.

  • Junho tem a Festa de São Benedito.

  • Agosto tem a Festa de Nossa Senhora da Abadia de 1° a 15 e Dia 30 tem a Festa do Bem Aventurado Eustáquio.

  • Outubro tem a Festa de São Judas Tadeu.

  • Dezembro tem a Festa de Santa Luzia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário