terça-feira, 16 de junho de 2009

50 por 1 visita Minas Gerais

50 por 1 visita Minas Gerais
Programa da Rede Record conhece as belezas mineiras
Por Kelly Cristina Santos

50 por 1 é um programa de viagens exibido pela Rede Record, e apresentado por Álvaro Garnero. Durante a atração, Mário Chamie intercala falas com o apresentador, trazendo dados das cidades e das construções e assim, dando um toque de documentário à atração.
No dia 30 de Maio de 2009, sábado, por volta de meia-noite, o programa exibiu a visita feita por Álvaro as riquezas de Minas Gerais. Álvaro menciona que o estado de Minas Gerais é considerado como o centro do país.
Visitando Diamantina descobre-se que inicialmente a cidade era conhecida como Arraial do Tijuco. Com a emancipação do município do Serro em 1.831, passou a ser chamada de Diamantina por causa do grande volume de diamantes dali extraídos, a cidade de garimpos. É a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Passeando pelo O Garimpo Real que é uma atração da cidade, demonstra as jazidas de diamantes e recria as formas de garimpo artesanais. São três técnicas de garimpagem artesanal: os caldeirões de água, o sistema de grupiara e a “boa”. Sempre terminando na peneirada, onde o garimpeiro tenta encontrar o diamante. Alvaro apresentou o Mercado Velho, que no início do século XIX era a residência do tenente Joaquim Casimiro Lages, que com a chegada de tropeiros à cidade transformou também em Pousada. Em 1.889 começou a funcionar como Mercado Municipal e hoje em dia é centro cultural com danças e curiosidades gastronômicas e todo sábado recebe a Feira de Produtores Rurais de Diamantina. Na Pousada do Garimpo, encontra-se o Restaurante do Garimpeiro onde encontra-se o chef de cozinha Vandeka, uma celebridade na cidade. Já cozinhou para Fernando Henrique Cardoso em Itamaraty e era admirado por Tancredo Neves. A tradição musical de Diamantina sempre foi muito importante. Alguém teve a idéia de abrir as janelas e tocar no terraço. Em pouco tempo, todo mundo começou a tocar nas varandas, o resultado foi a Vesperata. A Vesperata é basicamente o contrário da Serenata, pois na Serenata os músicos tocam na rua para alguma pessoa na janela, na Vesperata os músicos tocam na janela para as pessoas na rua.
Conhecendo a Serra do Cipó, descobrimos que ela tem ao todo cem mil hectares de cerrado, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras belíssimas, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados. O Tabuleiro (como é conhecida) é a maior cachoeira de Minas com 273m de altura de queda livre deslumbrante, sua profundidade chega a 18m no poço ao fundo. O Morro da Pedreira localiza-se na área de proteção ambiental da Serra do Cipó, é muito procurado para a realização de escaladas, rapel e tirolesa (onde as pessoas são amarradas por um cabo e desce numa corda, direto para o rio que está logo abaixo).

No Parque do Ibitipoca podemos encontrar 1.500 hectares de cachoeiras, lagos, grutas e muito verde. Após uma caminhada de cerca de um quilometro, pode-se chegar ao Lago dos Espelhos que é uma piscina natural formada por corredeiras do Rio do Salto, que recebe o nome de Lago dos Espelhos devido aos reflexos que batem na água. Depois de mais um quilometro chega-se à Cachoeira dos Macacos, a curiosidade interessante é a cor do rio que é meio caramelada, devido ao acumulo de matéria orgânica. Andando mais um pouco chega ao Pico da Lombada, o único lugar de Minas que é possível avistar 360° de horizonte, qualquer lugar que se olhe só enxergará o horizonte. Andando ma
is dois quilômetros de descida e subida pra chegar à Gruta dos Arcos que fica a 1.375m de altitude, sua cavidade mede 240m com 8m de desnível.
Em Maria da Fé, podemos observar que é a cidade mais fria de Minas Gerais. No inverno a temperatura pode chegar abaixo de 0° C. A cidade se tornou conhecida mundialmente graças ao artista plástico Domingos Tótora que fundou a Oficina Gente de Fibra. Domingos sabia usar as fibras de folhas de bananeiras para fazer arte. Ele resolveu então, ensinar essa arte as pessoas da cidade, oferecendo empregos e transformando toda a população. Os produtos da Oficina de Fibra são vendidos na China, Alemanha e Dinamarca; e já foram expostos em outros estados brasileiros.
Para conhecer mais sobre o programa ou Álvaro Garnero acessem:
http://www.50por1.com.br/

Curiosidade:

Caetano Veloso uma vez mencionou que Fernanda Montenegro confessou para ele que quando visita o Rio Grande do Sul lembra da Europa, quando visita a Bahia pensa que está na África; mas quando visita Minas Gerais parece estar no coração do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário