terça-feira, 16 de junho de 2009

A beleza da primeira capital do estado

Mariana

A beleza da primeira capital do estado

A cidade tem uma grande diversidade turística, baseada principalmente em sua arquitetura histórica
Por Alysson Andrade


A cidade de Mariana foi a primeira capital mineira. Mariana foi fundada em 1711 e tem um dos mais belos conjuntos arquitetônicos representativos do barroco do estado de Minas Gerais. A cidade apresenta forte ascendência do artista escultor Aleijadinho, em sua construções.
O turismo de Mariana tem seu destaque na igrejas da cidade, museus e pela sua arquitetura urbana colonial. O destaque é a Rua Direita, considerada a mais bela do estado.
Mariana tem três praças três praças principais, que são a Praça Cívica, a Intendência e a praça da Matriz.
Há na Catedral Basílica da Sé um raro exemplar de órgão ARP SCHNITGER, que foi construído em 1701. O instrumento proporciona belíssimos espetáculos de boa música, em encantam os turistas de todo o mundo.

As ruas dessa cidade histórica são em paralelepípedos, mantendo o charme das ruas antigas. A riqueza das peças artesanais de pedra-sabão e de madeira entalhada, em conjunto com os artigos de tapeçaria seduzem os turistas.
A estação ferroviária de Mariana foi revitalizada, e se tornou ponto turístico dessa cidade. Ela é multifuncional, sendo também uma biblioteca e mídia para as uso da população. Com a revitalização do local, a VALE (antiga Vale do Rio Doce) em parceria com as prefeituras dos municípios de Mariana e Ouro Preto recolocaram em funcionamento a “Maria Fumaça”. Ela circula no trajeto entre Mariana e Ouro Preto, atraindo turistas de vários pontos do país.
O turista encontra diversidade de hotéis, no centro e perto da rodoviária. Alem disso a cidade conta com pousadas com características rurais num raio de 2 quilômetros do centro histórico da cidade.
Existe ainda a Mina da Passagem, onde se concentrava a produção de ouro na região. E para os amantes do ecoturismo, existe a possibilidade de ir a Cachoeira da Serrinha, localizada na Serra do Itacolomi e também a Cachoeira do Brumado.
A cidade fica apenas 10 minutos de Ouro Preto, motivo de alguns turistas irem a cidade para conhecê-la e até para se hospedarem, para fugir do agito de Ouro Preto.
A cidade tem um turismo bem diversificado e rico em cultura e história. E conta com a diversidade ecológica para aumentar ainda mais o charme e o encanto dessa cidade.

Um comentário:

  1. FACEBOOK:
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002399487188
    ORKUT:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    TWITTER:
    twitter.com/radioculturasd
    PORTAL:
    www.radioculturasd.com.br

    ResponderExcluir